top of page
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Do lobo ao pug? Como se deu?

  • Foto do escritor: Pugna!
    Pugna!
  • 5 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

Canis lupus lupus, o lobo, animal majestoso que é símbolo de algumas qualidades e pessoas, a vida mudou no dia em que um lobo mais manso se aproximou de um assentamento de homo sapiens em busca de comida, o animal, que nessa época cercava as aldeias, caçava e matava, sendo um risco a espécie humana hoje é visto na urbe somente nas tatuagens nos braços ou outras regiões do corpo de pessoas que o tem como animal espiritual. 


O homem, que brinca com a natureza, tornou o Canis lupus lupus em Canis lupus familiaris, o cachorro doméstico. Até esse ponto nada ocorre de forma muito diferente da habitual, os cães sofreram um processo de domesticação que já havia ocorrido com algumas plantas, por exemplo: o trigo, a cevada, lentilhas e ervilhas. Contudo, diferentemente das lentilhas, o lobo sofreu um processo de adaptação forçada tão brusco que assusta. Um animal de até 1,6 metro de comprimento, com até 50Kg, um carnívoro de grande porte e um grande predador; foi metamorfoseado em diversos tipos de pets. O pug, por exemplo, um animal dócil, de 35 cm de altura, com problemas de respiração e de pele, um animal que não tardaria a ser extinto na natureza.


A origem do pug data de 700a.C., na China Antiga, de onde descendem dos cães de boca curta, uma raça de cachorros que existia na época. Alguns pugs eram inclusive integrantes da realeza, onde eram muito bem tratados e contavam até com servos a sua disposição. Ainda nessa época era comum a prática de nomear os seus pugs de acordo com as rugas em suas cabeças, pois muitas vezes coincidiam com um símbolo do alfabeto chinês que significava alguma palavra na língua. Os preferidos eram os com três rugas paralelas, pois essa disposição se assemelhava a palavra príncipe em chinês.

A história dos pequenos enrugadinhos deu um passo importante quando ocorreu sua popularização na Europa. Isso se deu principalmente graças a companhia das Índias Orientais, que trouxe alguns exemplares dos pets para comercializar na Holanda, logo depois, com as negociações chinesas com outros países, o animal foi introduzido na Inglaterra, em Portugal, na Espanha e em outros locais. Na França, em especial, a raça se tornou famosa devido ao Fortune, o pug de Josephine Bonaparte, primeira esposa de Napoleão. Reza a lenda que a dona de Fortune só se deitou com Napoleão quando este permitiu que o animal também deitasse na mesma cama, e quando a rainha foi presa, o pug levava a Napoleão mensagens escondidas em sua coleira.

Por: Gabriel Tôrres

Referências Bibliográficas: • Imagem lobo e pug – acrediteounão.com • Imagem pug de terno – jovem nerd • Petz • Portalsaofranscisco.com.br • Pt.wikipedia • Tudosobrepug.com.br/origem/

Comments


bottom of page