Lugar de Mulher é...
- Pugna!
- 14 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de mai. de 2020

Rosalind Franklin. Margaret Hamilton. Ada Lovelace. Lise Meitner. Cecilia Payne. Vera Rubin. Ester Sabino. Jaqueline Goes. Todas mulheres e provavelmente desconhecidas.
Albert Einstein. Isaac Newton. Stephen Hawking. Charles Darwin. Gregor Mendel. Evangelista Torricelli. Nikola Tesla. Louis Pasteur. Thomas Edison. Todos homens e reconhecidos pelos seus avanços científicos.
Já parou para pensar em quantas mulheres cientistas você consegue listar? Provavelmente um número muito menor se comparado à quantidade de homens. Essa perspectiva reflete os pensamentos machistas enraizados na sociedade, os quais nem sempre são manifestados por nós propositalmente -como o caso de agora-, já que o nome dessas mulheres, na maioria das vezes, nem são citados durante a nossa formação. É hora de desconstruir esse paradigma.
Rosalind Franklin: grande pesquisadora biomolecular que foi a responsável por mapear a estrutura do DNA, mas não recebeu os devidos créditos na descoberta da molécula.
Margaret Hamilton: pioneira na engenharia de software, ela foi fundamental na jornada do primeiro homem à Lua, além de ter liderado a criação do software de bordo das missões Apollo.
Ada Lovelace: foi responsável pela criação do primeiro algoritmo da história, o qual programou a primeira máquina de cálculo do mundo para calcular os números de Bernouilli.
Lise Meitner: física que descobriu como realizar o processo de fissão nuclear -necessário para a criação de bombas atômicas-. No entanto, por ser mulher e judia no período da ascensão nazista, não recebeu créditos pelos seus estudos.
Cecilia Payne: astrônoma e astrofísica que descobriu a composição do Sol.
Vera Rubin: provou que as galáxias são majoritariamente compostas por matéria escura.
Ester Sabino e Jaqueline Goes: brasileiras do Instituto de Medicina Tropical da USP que comandaram o sequenciamento genético do vírus transmissor do coronavírus.
Todas as mulheres citadas enfrentaram diversas dificuldades para realizarem seus feitos, mas todas essas foram superadas corajosamente. Não há dúvidas de que lugar de mulher é onde ela quiser. E, falando de meio científico, as mulheres não só têm lugar, mas também são parte de sua construção, transformação e evolução.
- Por Giulia Santana
コメント